terça-feira, 24 de maio de 2011

Cupcake de Cajá

Como trabalho da faculdade onde cada equipe da materia de Tecnologia dos Alimentos teria que desenvolver um produto novo com alguma fruta regional, e a minha equipe desenvolveu o Cupcake de caja,eu busquei na internet e nao encontrei em lugar nenhum.

Olha até eu que não gosto de cajá, gostei do resultado, ficou coomo gosto bem suave, pq por mais que a fruta tem o cheiro forte, o sabor dela foi bem dificil de conseguir, por isso nós colocamos o cajá na massa do cupcake, no recheio e na cobertura, além de um pedacinho dele para enfeitar junto com uma folhinha da árvore para dar um cheirinho bom.

A análise sensorial feita na faculdade pelos outros alunos da turma foi muuuito bom, todos aprovaram.

Produto pronto e sendo apresentado
Os primeiros que ficaram prontos.
O Recheio

Cupcake de Cajá
INGREDIENTES
200g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
1/2 colher (chá) de fermento em pó
2 claras
1/2 colher (chá) de sal
90g de manteiga
150g de açúcar
Pedaços de cajá
2 gemas
2 colheres (sopa) de suco de caja
100ml de buttermilk
MODO DE PREPARO
·        Forre as forminhas pequenas de muffins, ou forminhas de empada, com papel apropriado. Peneire a farinha, amido e fermento e misture bem.
·        Pré-aqueça o forno a 180˚C.
·        Prepare o buttermilk que consiste em 100ml de leite misturado a 1 colher de limão.
·        Bata as claras em neve com o sal, até que estejam firmes, mas não secas. Guarde em um recipiente bem fechado e refrigere.
·        Na mesma tigela, bata a manteiga com o açúcar até formar um creme claro e fofo. Acrescente as gemas e bata novamente por 2 minutos. Junte o suco de cajá, o buttermilk e os ingredientes peneirados e bata por 3 segundos, só para incorporar levemente. Adicione as claras em neve reservadas e misture delicadamente com uma espátula, sem mexer demais para não perder a leveza das claras e deixar o bolinho seco depois de assado.
·        Adicione os pedaços de cajá.
·        Asse por aproximadamente 20 minutos ou até que inserindo um palito no centro do bolinho, ele saia limpo.    




2 comentários:

  1. isso tem cara de coisa muito boa! pena q nao tenho dons culinarios !

    se der, me faça uma visitinha:
    http://www.marianaandrade.com
    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oie ! Passei para uma visita e avisar que tem comemoração no Dikas e Trukes, quer um selinho? Então vá até lá http://migre.me/4IXCP , e SORTEIO KIT DIKAS E TRUKES e LÚPUS VIVER BEM COM ELE on http://wibi.us/k26mSW (via @wibiya) . Espero por vc lá. bjkas

    ResponderExcluir